Socialismo utópico

Socialismo utópico foi o pensamento socialista anterior aos trabalhos de Marx e de Engels. Foi assim classificado por não se orientar por ações revolucionárias proletárias.
Capa da edição inglesa, de 1892, da obra “Do socialismo utópico ao socialismo científico”, de Friedrich Engels.
A definição de socialismo utópico foi criada por Friedrich Engels, na obra Do socialismo utópico ao socialismo científico. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

O socialismo utópico foi uma forma de socialismo assim classificada pelo pensador marxista Friedrich Engels em 1880. Engels considerava que os pensadores socialistas anteriores à ideologia marxista eram utópicos por apresentarem ideias ingênuas e fantasiosas, não reconhecendo o papel revolucionário do proletariado (classe de pessoas que vendem sua força de trabalho para a burguesia), cerne do pensamento marxista.

Leia também: O que é comunismo?

Resumo sobre o socialismo utópico

  • Foi o pensamento socialista anterior aos trabalhos de Karl Marx e de Friedrich Engels.
  • Foi assim classificado pelo pensador marxista Friedrich Engels em 1880.
  • Para Engels, os pensadores anteriores à ideologia marxista eram utópicos por apresentarem ideias ingênuas e fantasiosas e por não reconhecerem o papel revolucionário do proletariado.
  • Seus principais pensadores foram Saint-Simon, que descreveu um modelo de socialismo chamado “industrialismo”, e Charles Fourier, que desenvolveu o modelo de socialismo chamado “cooperativismo”.
  • Charles Fourier também foi o responsável pela criação de experimentos sociais chamados de falanstérios.
  • Sua importância esteve em refletir alternativas para a sociedade industrial e criar o paradigma comparativo para as teorias socialistas científicas, desenvolvidas por Marx e Engels em época posterior.
  • Propôs soluções sociais que não rompiam com os modelos de Estado liberal e economia capitalista, enquanto o socialismo científico propôs soluções revolucionárias nas quais o proletariado era o protagonista.

Videoaula sobe socialismo utópico

Quais são as características do socialismo utópico?

O socialismo utópico foi assim classificado pelo pensador marxista Friedrich Engels em 1880, em sua obra Do socialismo utópico ao socialismo científico, na qual expõe as ideias socialistas marxistas, das quais era um dos teóricos fundamentais, e as diferencia dos outros socialismos pensados anteriormente, os quais caracterizou como utópicos.

De acordo com Engels, os pensadores anteriores à ideologia marxista eram utópicos por apresentarem ideias ingênuas e fantasiosas, de modo que não reconheciam o papel revolucionário do proletariado, cerne do pensamento marxista.

Principais pensadores do socialismo utópico

Como principais pensadores do socialismo utópico, pode-se apontar Saint-Simon e Charles Fourier.

→ Saint-Simon

Retrato de Saint-Simon, um dos principais pensadores do socialismo utópico.
Retrato de Saint-Simon (1760-1825).

Saint-Simon (1760-1825) descreveu um modelo de socialismo chamado “industrialismo”.  Nele, a sociedade deveria ser liderada pela classe industrial, que deveria assegurar a produção e reduzir o ócio, combatendo a “classe parasitária”, formada por aqueles que se recusavam a trabalhar. Nessa ideia, o Estado não interferiria em mais nada na economia e a sociedade seria governada por um conselho de sábios e artistas.

→ Charles Fourier

Retrato de Charles Fourier, um dos principais pensadores do socialismo utópico.
Retrato de Charles Fourier (1772-1837). [2]

Charles Fourier (1772-1837) desenvolveu o modelo de socialismo chamado de cooperativismo. Esse modelo era crítico do capitalismo, da industrialização, do liberalismo, da família monogâmica e da instituição do matrimônio. De acordo com Fourier, a todos devia ser permitida a realização imediata de suas paixões, o que traria um estado de equilíbrio social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ele foi o responsável pela criação de experimentos sociais chamados de falanstérios, comunidades nas quais conviveriam 400 famílias, que trabalhariam em conjunto e dividiriam custos e lucros de forma proporcional.

Desenho original de um falanstério pensado por Charles Fourier, um dos principais pensadores do socialismo utópico.
Desenho original de um falanstério pensado por Charles Fourier, em 1829.

Importância do socialismo utópico

A importância do socialismo utópico esteve no fato de que refletia alternativas para a sociedade industrial, considerada posta em xeque pelas questões sociais, de acordo com os pensadores da época. Sob uma ótica marxista, o socialismo utópico foi importante porque criou o paradigma comparativo para as teorias socialistas científicas, que seriam desenvolvidas por Marx e Engels em época posterior.

Quais são as diferenças entre o socialismo utópico e socialismo científico?

Essa diferenciação foi criada pelo teórico marxista Friedrich Engels, o que significa que os teóricos do socialismo utópico não consideravam suas teorias como utopias. As maiores diferenças entre os dois modelos são:

  • Socialismo utópico: analisou a sociedade e propôs soluções que não rompiam com os modelos de Estado liberal e a economia capitalista.
  • Socialismo científico: propôs soluções revolucionárias que apontavam para o protagonismo do proletariado nesses processos.

Veja também: Como é o socialismo na China e em Cuba?

História do socialismo utópico

A história do socialismo utópico ocorreu entre os séculos XVIII e XIX. Pensadores como Saint-Simon e Charles Fourier escreveram suas obras nesse contexto e propuseram formas socialistas de analisar a sociedade, constatar seus problemas e propor soluções. Essas formas, porém, não foram aceitas pelos teóricos marxistas. Por essa razão, eles classificaram a si como científicos, por proporem soluções revolucionárias nas quais o proletariado é o protagonista, e a seus opositores como utópicos, por proporem soluções que não rompiam com os modelos de Estado liberal e economia capitalista.

Créditos de imagem

[1] Procureur2014 / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Françoise Foliot / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. São Paulo: Edipro, 2017.

BUBER, Martin. O Socialismo Utópico. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Por Tiago Soares Campos